Empreender é transformar
Todo ser humano nasce com um propósito de vida, com uma motivação para uma acção que pode impactar a sua vida e a dos outros. Almejar esse propósito é viver com mais significado, com mais entusiasmo e comprometimento.
Todas as trajectórias são únicas, e cada uma tem em si e na sua caminhada um desejo de realizar algo enquanto passageiro na terra.
Esta consciência de vida finita, de sermos peregrinos e não eternos, despoleta a vontade de deixar uma marca, uma lembrança para outras gerações. Um legado que seja valorizado, um contributo para um mundo diferente e melhor. Mas para fazer a diferença, para superar as dificuldades que atravessam o caminho, é necessário abraçar os desafios e oportunidades que vão surgindo, é necessário ter consolidada a convicção de que cada um de nós é o piloto do seu próprio avião, líder do seu próprio destino.
Empreendedorismo e Humildade
Quando falamos de empreendedorismo, muitas pessoas pensam que é abrir uma empresa, abrir um negócio. Isso não é empreender. Empreender é identificar um problema, gerar uma solução, é entrar em acção, com objectivo de gerar valor dentro das organizações e no mercado.
E porque os desafios estão sempre presentes, a busca incessante pelo conhecimento é sine qua non, ou seja, imprescindível.
Temos que ter a humildade de aprender sempre, até porque o mundo está em constante mudança e exige que nos adaptemos. Afirmar que já se adquiriu o conhecimento ou a sabedoria suficiente, é uma falácia. A aprendizagem é um processo infinito, acontece até ao último suspiro,. E ainda assim, a fronteira do pleno saber continua inalcançável.
O último século é exemplo disso, representou alterações drásticas nos comportamentos económicos e sociais. Ainda hoje, há quem tenha nascido num tempo onde não existia televisão, telemóvel, e outras tecnologias que hoje inundam os mercados. Por isso, o processo de aprendizagem constante, e que obriga a ter a humildade de perceber que temos que aprender ininterruptamente até o dia que sairmos deste planeta.
Um dos grandes erros que um empreendedor pode cometer é a falta de humildade, é não aceitar que enquanto formos seres vivos temos que aprender todos os dias, ser alunos permanentemente. É preciso ter humildade e paciência, porque a sabedoria só se conquista com o tempo. Com estas e outras ferramentas a liderança se efectiva.,
Os jovens não podem procurar apenas liderar, têm que primeiro conhecer o seu propósito de vida, a sua inspiração, a sua motivação.
Assim, podem abrir os caminhos, quer para a liderança, quer para o empreendedorismo, quer para qualquer função que queiram desempenhar para atingir o seu propósito.
Referências
Daniel David – Empreender é Transformar. Disponível em https://ddavid.org/ Acedido em 12 de Fevereiro de 2021.