As 8 Principais Características de um Empreendedor

As 8 Principais Características de um Empreendedor

Quando o tema é empreendedorismo verificamos que ainda há, principalmente nos mais jovens, pouca clareza naquele que é o conceito de empreendedor.  Muitos jovens confundem empreendedorismo com autoemprego. Será que para empreender é preciso ter o próprio negócio?  Quais são as competências que diferenciam aqueles que são ou não empreendedores?

Para entender melhor o contexto do empreendedorismo enumeramos 8 principais características que um empreendedor deve ter, dentro daquela que é a visão do Makagui no empreendedorismo. 

O que é ser empreendedor?

A maioria dos jovens confunde empreendedorismo com autoemprego. Verificamos que, por vezes, os jovens acabam por sair das organizações onde estão inseridos para abrir o seu próprio negócio com o objectivo de alcançar a liberdade financeira e o sucesso profissional. Na verdade, ser empreendedor é muito mais do que ter um negócio próprio. O empreendedor é aquele que não está satisfeito com a sua realidade ou com o meio que o rodeia. 

Um exemplo muito prático que podemos partilhar é o caso do Steve Jobs, que dentro da organização onde estava inserido conseguiu dar um contributo sem precedentes, idealizando o computador como um instrumento de uso pessoal, acessível a todos e não apenas às grandes empresas. O empreendedor é, por norma, aquele que vê para além do óbvio, que identifica os problemas e age em nome da solução. Aquele que tem a capacidade de criar algo diferente, agregando valor, algo que possa impactar na vida da sociedade, transformando-a. Essa é a verdadeira essência do empreendedor. 

Quais são as características de um empreendedor?

Sabemos que as pessoas não nascem prontas,  as competências adquirem-se e são trabalhadas. Partilhamos 8 características que o empreendedor deve ter.

  1. VISÃO 

O empreendedor deve ter a capacidade de ver para além do óbvio. Conseguir identificar uma ideia e perceber que depois da implementação dessa ideia, o mundo poderá ser completamente diferente do actual. Por esse motivo, muitos empreendedores são apelidados de visionários, porque acreditam em algo que não é do senso comum e que ainda não é visível para a maioria.  

  1. PLANEAMENTO

O empreendedor deve saber planear. Depois de ter a visão, a ideia tem de ser materializada e para isso é necessário que sejam definidos os passos a seguir. É importante para o empreendedor ter um plano com metas e especificidade daquilo que deve acontecer. O plano funciona como um guia para a sua actuação. 

  1. CORAGEM

A coragem é a capacidade de agir para além do medo. Em algumas situações, é necessário que o empreendedor tenha coragem para enfrentar o isolamento como consequência da partilha das suas ideias disruptivas. A coragem passa também por assumir riscos e manter-se firme à sua visão, contra todas as adversidades.

  1. DISCIPLINA 

Um empreendedor deve ter disciplina e não depender de motivação, porque motivação é algo momentâneo. O que cria consistência é a disciplina. 

  1. FOCO 

O empreendedor precisa estar comprometido com o que pretende atingir. Evitar distrações para poder dedicar atenção à sua visão. O foco também ajuda o empreendedor a alcançar a disciplina abordada no ponto anterior.  

  1. CONHECIMENTO 

O empreendedor que não procura aprender constantemente, não vai ter as valências necessárias para implementar os seus projectos. A aprendizagem tem de ser o ADN de qualquer empreendedor. 

  1. RESILIÊNCIA

Um empreendedor tem de ter a capacidade de se superar, ultrapassando todos os seus limites. Tem de ter a capacidade de resistir, mesmo nos momentos mais controversos. 

  1. EXECUÇÃO

Os planos são importantes, mas não podem desviar-nos da execução rápida, da capacidade de agir e executar. Quando agimos rápido, erramos ainda mais rápido, o que nos permite também mudar rapidamente de estratégia.

De todas as características que falámos, quais são as que já identificou que tem e quais são as que ainda precisa de desenvolver?

 

Etiquetas

Categorias

Etiquetas