10 DICAS PARA COMEÇAR A EMPREENDER HOJE
As perguntas são muitas para quem procura novos horizontes e oportunidades de negócio.
O que é ser empreendedor? Por onde começar a empreender? Apesar de não termos a fórmula mágica para o sucesso, acreditamos que existem alguns passos que podem ajudar no caminho. Deixamos 10 dicas para que possa implementar e começar a empreender, hoje mesmo.
#1 Foco
O foco é fundamental, não só para iniciar um negócio mas durante todo o processo e percurso do negócio e de empreendedorismo. Quando temos a certeza e a clareza do objectivo que pretendemos atingir, não nos devemos distrair com o meio envolvente.
#2 Adversidade
Ao longo da nossa vida, seja pessoal ou profissional, iremos encontrar diferentes obstáculos e adversidades. Esses constrangimentos fazem parte do processo e do percurso de qualquer empreendedor, são passageiros, não são definitivos. O empreendedor, ou qualquer pessoa que queira empreender, tem de saber encarar e ultrapassar as dificuldades, integrá-las na sua carreira, para que possa aprender e evoluir.
#3 Envolvimento
Um dos maiores erros de quem procura empreender é pensar que ao abrir um negócio próprio não precisa ter o mesmo nível de compromisso ou envolvimento que tinha quando trabalhava numa organização de outrem. Ou seja, pensar que a partir do momento em que trabalha por contra própria, não precisa trabalhar todos os dias, ou entrar sempre de manhã e sair depois do horário de trabalho, isso não é verdade.
O desconhecimento leva a que muitos empreendedores encarem o empreendedorismo, apenas como o caminho para a liberdade financeira. É possível que ao empreender, possa vir a ter mais tempo e maior liquidez, mas até atingir esse nível, é necessário investir o seu tempo sem qualquer garantia. Muitos empreendedores, principalmente no arranque dos seus negócios, passam horas a trabalhar sem qualquer garantia de recompensa. Abdicam de horas com a família ou com os amigos para estarem presentes no negócio.
O empreendedor tem de estar consciente que, para ter um negócio de sucesso, é necessário compromisso e envolvimento.
Ser empreendedor exige tempo e dedicação, na realidade, o envolvimento com o negócio nunca termina. O empreendedorismo não pode ser visto apenas como algo que nos liberta do compromisso e da responsabilidade porque, na realidade, isso nunca irá acontecer.
#4 Disciplina
A disciplina é fundamental para alcançar objectivos. Se o seu objectivo for empreender, então ter disciplina irá ajudá-lo a cumprir com os planos traçados.
Por outro lado, não devemos confundir disciplina com motivação. A motivação pode falhar em alguns momentos, consoante se a sua origem é baseada em factores internos ou externos, mas a disciplina representa a consistência das acções. A disciplina é uma das características que o empreendedor deve desenvolver se quer começar a empreender.
#5 Perfeccionismo
Para empreender é preciso saber quando sacrificar o perfeccionismo. Os planos são importantes, mas não deve perder tempo apenas a planear, a fazer business plan, que podem ser alterados a qualquer momento. O empreendedor diferencia-se pela acção.
#6 Aprender a vender
A venda é um factor determinante para o sucesso de qualquer negócio. O empreendedor tem que saber vender. Não podemos, nem devemos, ter complexos sobre o processo da venda. Para além dos complexos, a maioria das pessoas acredita em mitos sobre a venda, chegando acreditar que a venda não é para todos mas na, realidade, todos nós vendemos alguma coisa e sim, é possível aprender a vender.
#7 Empreendedorismo é estado de espírito
Empreendedorismo é a nossa forma de estar e de agir. É comum encontrar funcionários em empresas com espírito empreendedor? Claro que sim, existem empreendedores que não são proprietários do negócio. Empreendedorismo é mais do que ter um negócio próprio, é entregar mais do que é esperado.
#8 Evitar a vitimização
A vitimização é o processo ou acção de ser vítima de algo que é exterior ou praticado por um terceiro. Por vezes a vitimização impede-nos de reconhecer o nosso papel e as nossas responsabilidades, uma vez que atribuímos todos os erros a factores externos. Para empreender é necessário aceitar os desafios e assumir as responsabilidades pelo que corre bem, mas também pelo que correu mal.
#9 Conhecer o mercado
Conhecer o mercado, significa ter conhecimentos sobre o negócio e a dinâmica em que este actua. Ao conhecer a dinâmica do mercado conseguirá perceber se tem as competências necessárias e tomar decisões informadas antes de iniciar.
#10 Ser ágil
Muitos empreendedores têm dificuldade em ultrapassar os erros. Identificar os erros e ter agilidade na tomada de decisão é muito importante para empreender. A capacidade de adaptação irá definir também a capacidade de alcançar o sucesso. As pessoas que se adaptam rapidamente actuam de forma diferente e mais rápida perante os erros.