7 Passos para uma vida Próspera
A prosperidade, do latim prosperĭtas, significa êxito naquilo que se empreende. Mas o que significa ter uma vida próspera? Que caminho é necessário percorrer para a alcançar?
Há autores que defendem que a riqueza é quantidade de bens e dinheiro, enquanto a prosperidade, é um grau de satisfação causado por eles. De acordo com o livro “101 Chaves para a Prosperidade” do autor Randy Gage, todos nascemos para ser saudáveis, felizes e prósperos, mas é necessário compreender alguns princípios que regem a prosperidade, para que seja possível alcançá-la.
1. Diagnóstico Actual
Sempre que nos sentimos mal ou estamos doentes, é natural procurar ajuda de um médico para que ele possa fazer um diagnóstico e nos indique como melhorar a nossa saúde. O mesmo deve acontecer com as nossas finanças pessoais. O primeiro passo para alcançar a saúde financeira é identificar como está a sua situação financeira. Caso não esteja de boa saúde, analise o que pode ser feito para inverter essa situação. Fazer um diagnóstico financeiro é olhar de todos os ângulos, analisando não só os seus rendimentos, mas também as suas despesas.
2. Reconhecer os erros cometidos
Depois do diagnóstico financeiro, o segundo passo é identificar quais são os erros que está a cometer financeiramente. Ao longo da nossa vida, e por consequência de alguns hábitos e crenças que nos foram passados pela família e pela sociedade, cometemos erros financeiros de forma quase inconsciente. Essas crenças vão reflectir-se nos nossos comportamentos, e os nossos comportamentos por consequência vão acabar por ditar os nossos resultados, impedindo-nos de alcançar uma vida de prosperidade.
Reconhecer erros é identificar o que está a impossibilitar de atingir o sucesso financeiro? O que está a fazer que não lhe está a permitir gerar mais riqueza?
Analise a forma como gere os seus rendimentos e principalmente as suas despesas. Por vezes, o segredo está no que gastamos e não no que recebemos. É importante perceber se as suas despesas representam situações de prioridade na sua vida, e que tipo de necessidades está a satisfazer.
De acordo com a pirâmide de Maslow, existem cinco categorias nas necessidades humanas:
De acordo com o autor, não é possível ter motivação para satisfazer as necessidades de um patamar superior, sem que as do patamar inferior estejam satisfeitos. Quer isto dizer, que não adianta procurar a auto realização e a prosperidade, sem que tenha as necessidades fisiológicas asseguradas que pode ser por exemplo o simples acto de dormir bem e de forma regular.
Se pretende atingir a prosperidade na sua vida, talvez seja melhor começar o processo pela base da pirâmide, e tentar suprimir algumas necessidades que o estão a impedir de subir de patamar.
3. Definir Objectivos
Este passo é muito importante, porque não é possível alcançar algo que não está definido.
“Definir os objetivos é o primeiro passo para tornar o invisível algo visível” – Tony Robbins.
A definição de objetivos é transversal. Para todas as áreas da nossa vida, é importante traçar um caminho, um objectivo. Imagine o que seria da sua vida profissional ou pessoal sem objectivos. O que definiu para a sua carreira? Que cargo pretende ocupar em 5 anos? Quanto quer ganhar?
O mesmo acontece com as suas finanças. Definir hoje como quer estar financeiramente no futuro, vai ajudá-lo a traçar o caminho para lá chegar. Através da liberdade financeira terá uma vida mais próspera, com liberdade de escolha e de tempo. Aproveite as oportunidades e comece hoje mesmo a definir os seus objetivos.
4. Definir ferramentas
Este é o momento de identificar se tem o que é necessário para alcançar os seus objectivos. Se ainda não tem as competências ou as ferramentas necessárias terá que investir tempo a desenvolvê-las ou adquiri-las. Imagine que para atingir os objectivos financeiros que definiu no ponto anterior precisa de fazer um investimento através da poupança?
Terá necessidade de aprender sobre a área de investimentos, conceitos sobre a bolsa de valores ou outros conhecimentos que lhe vão permitir atingir os resultados pretendidos.
Se, por exemplo, um dos seus objectivos é ser empreendedor, deve procurar identificar quais são as características principais de um empreendedor e trabalhar para desenvolver aquelas onde tem maior dificuldade.
5. Estratégia
Depois de ter os objectivos definidos e ter identificado as habilidades necessárias, o passo seguinte é definir a estratégia correcta para lá chegar.
“Ou define uma estratégia própria ou é parte da estratégia de alguém.” – Alvin Toffler
Sabia que a indecisão também é uma decisão? Quando não decidimos, estamos a aceitar as nossas circunstâncias actuais e por vezes somos envolvidos nas estratégias e objectivos de terceiros. Defina a sua estratégia, quer seja nos negócios ou na vida pessoal, ela irá funcionar como um fio condutor até alcançar os seus objectivos.
6. Implementação
O sexto paso é um paso muito importante, que é o paso da ação. É este paso que vai determinar o seu sucesso e a sua capacidade, a sua capacidade de agir. É importante que os pasos referidos anteriormente sejam convertidos em acções concretas.
7. Vida Nova
A vida que conseguimos alcançar quando seguimos estes passos. Para continuar neste estágio da vida é preciso ter este caminho muito presente na sua cabeça para que possa manter o rumo.
Referências
Koltko-Rivera, M. E. (2006). Rediscovering the later version of Maslow’s hierarchy of needs: Self-transcendence and opportunities for theory, research, and unification. Review of General Psychology, 10(4), 302–317.